Monday, April 14, 2008

Projecto de fugir...


Hoje volto a dedicar este espaço a um dos meus programas favoritos - Project runway.
Há uns dias passaram na Sic Mulher a primeira série, que acompanhei avidamente. 
Tenho-me apercebido, nos últimos tempos, da existência de interesses (meus) antagónicos com aquilo que escolhi fazer da minha vida. 
Um deles é o estilismo. 

Curiosamente, não me interesso muito pelo estilismo real nem com as derradeiras tendências da moda, mas gosto de desenhar. Só isso. Se me derem um papel e um lápis, desenho num ápice. 

Mas não foi por essa razão que me tornei uma viciada no Project Runway. A criatividade, por si só, é um ponto de agrado mas o que me prende ao programa é a personalidade dos concorrentes. 
Já antes, neste espaço, me pronunciei quanto às personalidades complexas que povoam o programa. Nada mudou, curiosamente, de série para série. Não sei onde os vão buscar, mas temos todos os estéreotipos de pessoas que a psicologia vem desenvolvendo.

O homossexual assumido, vestido com bom gosto, voz aguda e trejeitos estranhos;

A menina/menino de cor, que pode oscilar entre demasiado apagado ou totalmente snob;

O convencido que só vê o seu umbigo;

A modesta menina bem comportada que até tem outra profissão mais clássica;

O straight guy que resolveu ser designer porque os papás tem dinheiro;

A latina/latino que enche a passarela de peças de roupa ao estilo sexy que só os latinos sabem dar;

O bebé chorão que chora porque fez um bom trabalho e chora porque foi expulso;

A Miss Perfection que afinal também tem telhados de vidro...

Enfim, é disso que gosto no Project. 

Mesmo que as roupas sejam, por vezes, de fugir, e que já ninguém aguente a voz aguçada da Heidi Klum, o ar pedante da Nina Garcia (que foi recentemente expulsa da Elle, e ainda bem); as mariquices do Michael Kors, a verdade é que ver um pouco de nós (e de muita gente que conhecemos), assim, tão despido de preconceitos, é altamente viciante.

Só por isso, vale a pena o esforço. 

Como diria Tim Gunn, they make it work.

3 Comments:

Blogger mimi said...

Também adoroooooooooo o PJ - elembro-me perfeitamente de nas reuniões seca de pores a desenhar fatiotas e nós a olhar para os teus modelitos que eram bem mais interessantes que "aquelas" reuniões - estás aver do que estou a falar Mags? :P

Temos de abrir aí uma ocisa criativa! Lá para 2023 qdo o teu Francisco já tiver uns 15 anitos !!! Hoje lembrei-me imesno de ti porque fui à Retoucherie da Manuela - e mais n digo por sigilo profissional :) Bom regresso Mags e força aí que garra nunca te faltou!
Cat

11:25 AM  
Blogger mimi said...

Esta coisa que eu escrevi está cheria de gralhas - mas já sabes ler entre as minhas gralhas right? sorry :(

11:26 AM  
Blogger mimi said...

cheia e n cheria ..cristo!!!

11:26 AM  

Post a Comment

<< Home